O que é a Ashwagandha?

O stress é uma condição decorrente de sobrecarga física ou mental externa. Pode fazer com que uma pessoa se sinta em apuros, nervosa, ansiosa ou menos capaz de lidar com questões que saiam da sua zona de conforto. A exposição prolongada ao stress pode desequilibrar o estado mental e fisiológico de uma pessoa, levando a outras doenças, como depressão, tensão alta, doenças cardiovasculares e transtornos metabólicos.

As plantas adaptogénicas são plantas que melhoram a capacidade do indivíduo de lidar com o stress. Estas ajudam a normalizar o processo fisiológico e ajudam o corpo a adaptar-se às mudanças.

Dentro deste grupo de plantas temos a Ashwagandha, uma planta medicinal com incríveis benefícios para a saúde.

O que é a Ashwagandha?

Ashwagandha, cientificamente conhecida como ‘Withania somnifera’, é uma planta importante na medicina ayurvédica, uma forma de medicina alternativa baseada nos princípios indianos de cura natural, com mais de 5.000 anos de historia. É usada como remédio caseiro para aliviar uma série de condições de saúde e ajudar o corpo a permanecer em equilíbrio.

Quais os principais benefícios?

Ashwagandha é uma planta medicinal tradicional com múltiplos benefícios à saúde.

Pode reduzir a ansiedade e o stress, ajudar a combater a depressão, aumentar a fertilidade e a testosterona e pode até aumentar a função cerebral.

A suplementação com Ashwagandha pode ser uma maneira fácil e eficaz de melhorar a saúde e qualidade de vida.

1.SAÚDE DA TIRÓIDE

As plantas adaptogénicas tem impacto nos problemas de hipotiroidismo . Um estudo piloto de 2017 publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, avaliou os benefícios do Ashwagandha em pacientes com hipotiroidismo.

Após o estudo realizado em 50 pessoas, descobriu-se que o extrato melhorou significativamente os níveis de TSH eT4. Concluiu-se assim que o consumo de Ashwagandha pode ser benéfica para normalizar os níveis da tiróide em pacientes com hipotiroidismo.

Uma vez que a Ashwagandha aumenta a função da tiróide, não deve ser consumida por pessoas com hipertiroidismo, nomeadamente quem tem doença de Graves.

2. STRESS, ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Um dos benefícios mais conhecidos da Ashwagandha é a capacidade de trabalhar como remédio natural para o stress e ansiedade.

Alguns estudos demonstraram que o Ashwagandha pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, a “hormona do stress”.

Dada a sua capacidade de reduzir a libertação de cortisol (conhecida como a hormona do stress), ajuda também a melhorar a função cerebral e no combate aos sintomas de depressão.

3. MEMÓRIA E CÉLULAS CEREBRAIS

O stress emocional e físico pode ter efeitos prejudiciais no cérebro e no sistema nervoso. Estudos recentes mostram que a Ashwagandha é mais do que um calmante, protegendo também o cérebro da degeneração celular.

Uma das principais razões pelas quais é tão eficaz na cura do cérebro é porque contém poderosos antioxidantes que destroem os radicais livres que causam o envelhecimento.

A withaferina A e o witanoleto D são os dois principais withanolides na Ashwagandha que são usados para melhorar a função cognitiva.

4. RESISTÊNCIA FÍSICA

Estudos mostram que a suplementação com Ashwagandha tem impacto significativo no desempenho físico pois fornece energia. Tal permite aumentar a resistência e ter uma rápida e eficaz recuperação.

Os seus efeitos energéticos calmantes positivos no cérebro e sua capacidade de diminuir as hormonas do stress, ajuda a melhorar a concentração no treino, a motivação e a resistência.

5.FUNÇÃO SEXUAL E FERTILIDADE

Na medicina ayurvédica, a Ashwagandha tem sido usado como um afrodisíaco natural que pode ajudar a melhorar a disfunção sexual. Também é usado para aumentar os níveis de testosterona e melhorar a fertilidade masculina.

Precauções

Consumir Ashwagandha é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, não deve ser tomado por mulheres grávidas e em fase amamentação.

Pessoas com doenças auto-imunes também devem evitar Ashwagandha, a menos que autorizado por um médico. Isso inclui pessoas com condições como artrite reumatóide, lúpus, hipertiroidismo e diabetes tipo 1.

Além disso, aqueles que tomam medicamentos para a tiróide devem ter cuidado ao tomar Ashwagandha, pois pode aumentar os níveis da hormona da tiróide em algumas pessoas.

O NOSSO GOOD MOOD

Contém 5-HTP, GABA e Ashwagandha

  • Melhora o bem-estar psicológico
  • Ajuda a melhorar os níveis de stress
  • Ajuda a combater a ansiedade e insónias
  • Ajuda a regular o sono

Review