4 razões para consumires proteína se o teu objectivo é perder peso

Uma dieta rica em proteínas tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo pele e cabelo saudáveis, unhas fortes, ajuda na capacidade da pele de reter água, aumenta os níveis de antioxidantes e é ótima para a recuperação pós-exercício. Mas para quem se preocupa com o controlo do peso, a proteína é o nutriente mais importante para a construção de massa muscular magra, ativar o metabolismo, reduzir o apetite e ajudar a regular as hormonas do peso.

4 RAZÕES PARA CONSUMIR MAIS PROTEÍNA

Para te esclarecer melhor sobre este assunto deixamos-te 4 razões pelas quais deves inserir proteína na tua alimentação se o teu objectivo é manter o peso.

 

1. SACIADA POR MAIS TEMPO

A proteína diminui a digestão e faz com que te sintas satisfeita por mais tempo. O grande problema da maioria da comida com teor baixo em proteína é que passado uma hora já estás cheia de fome, e comer torna-se um ciclo vicioso.

Conclusão: A dieta rica em proteínas não só tem uma vantagem metabólica como também tem uma “vantagem de apetite”, pois não ficas logo com fome, ou seja, ingeres menos calorias.

 

2. REGULA AS HORMONAS

O peso é activamente regulado pelo cérebro, mais concretamente uma área chamada hipotálamo. Para que o cérebro determine o quanto comer, ele processa diferentes sinais. Alguns dos sinais mais importantes para o cérebro são as hormonas que mudam em resposta à alimentação. Ao substituir hidratos de carbono e gordura por proteína, a hormona da fome reduz e as hormonas da saciedade aumentam.

 

3. AUMENTA A MASSA MUSCULAR

A proteína é o bloco de construção dos músculos. Portanto, comer quantidades adequadas de proteína ajuda a manter a massa muscular e promove o crescimento muscular aquando treino de força. Manter a ingestão de proteína alta também ajuda a prevenir a perda de massa muscular durante a perda de peso.

 

4.AUMENTA O METABOLISMO, LOGO QUEIMA MAIS GORDURA

A proteína tem um efeito térmico muito mais alto do que gordura ou hidratos de carbono – 20–35% comparado com 5–15%. Resultado? A alta ingestão de proteína pode aumentar significativamente o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia.

 

Como uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo e leva a uma redução automática na ingestão de calorias e cravings, muitas pessoas que aumentam a ingestão de proteína tendem a perder peso quase que instantaneamente.

Claro que perder peso é apenas o começo. Manter a perda de peso é um desafio muito maior para a maioria das pessoas mas o consumo de proteína constante pode ajudar neste processo.

JÁ CONHECES AS NOSSAS PROTEÍNAS?

PROTEÍNA TONIFICANTE

PROTEÍNA SACIANTE

Review